
REGULAMENTO
O Programa da Aceleradora do Laboratório Transfronteiriço de Empreendedorismo e Inovação do projeto EFES, visa o desenvolvimento de competências através da formação e orientação, realizada por especialistas em empreendedorismo social com vista a impulsionar a criação e consolidação de iniciativas sociais inovadoras na região da EUROACE – Região Alentejo e Centro de Portugal e Extremadura de Espanha).
O Programa é desenvolvido através de um processo de formação e acompanhamento, que combina o trabalho colaborativo, com tutorias individualizadas, através de dinâmicas de inovação social, vocacionadas para a capacitação e desenvolvimento das competências dos participantes.
O objetivo final do programa é o de promover a uma cultura de empreendedorismo social que vise a implementação de novos modelos de negócios, sustentáveis, que resolvam problemas sociais ou ambientais, e que gerem mudanças sociais com impacto positivo no território.
Os participantes deverão desenvolver o seu plano de negócios durante o programa.
O Programa de Aceleração é uma atividade desenvolvida no âmbito do programa EFES – Ecossistema Transfronteiriço para a promoção e impulso do empreendedorismo e da economia social com impacto na região Euroace. Este projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V-A ESPANHA – PORTUGAL (POCTEP) 2014-2020.
A QUEM SE DIRIGE
- Empreendedores sociais que pretendem querem criar um negócio social sob qualquer forma jurídica;
- Empresas, organizações ou entidades constituídas sob qualquer forma jurídica, que realizem uma atividade económica que resulte em impacto e/ou transformação social ou ambiental;
- Empresas constituídas sob qualquer outra forma jurídica que tenham previsto lançar novas linhas de negócio que gerem impacto social e/ou ambiental e que podem resolver desafios sociais na território Euroace.
Nota: para mais informação sobre quais os problemas sociais/e ou ambientais, verifique os resultados Workshop diagnóstico aquí.
MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
A ACELERADORA de EMPREENDEDORISMO SOCIAL tem duas formas possíveis de participação:
- FASE 1. PROCESSO DE ACELERAÇÃO:Se a sua iniciativa ainda está em fase de ideia e necessita de definir a sua viabilidade técnica e económica, a Aceleradora proporcionará as ferramentas certas para isso, através da realização do seu Plano de Viabilidade.
Uma vez finalizada a FASE 1, poderá aceder diretamente a FASE 2.
- FASE 2. CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA EMPRESA:Se a sua iniciativa conta já com uma estrutura viável, está em funcionamento e tem produtos e serviços desenvolvidos, a modalidade de Criação e Consolidação da Empresa permitirá fortalecer a sua iniciativa, desenvolvendo e aprofundando o respetivo Plano de Negócio.
Nota: O Programa de Aceleração desenvolve-se nestas duas modalidades de participação considerando que muitas iniciativas que já passaram por uma fase inicial de ideação e de desenvolvimento do MVP (Minimum Viable Product) e que por isso podem aceder diretamente a fase de Criação e Consolidação do Plano de Negócio. Pretendemos assim, oferecer um serviço mais personalizado e ajustado as necessidades dos projetos com impacto social na EUROREGIÃO.

FASE 1. PROCESSO DE ACELERADORAÇÃO DE PROJETOS
Os participantes terão como objetivo desenvolver um modelo de negócio e criar o respetivo Plano de Negócios.
FASE 1. ACELERAÇÃO DE PROJETOS. Desenvolvimento da ideia através de 4 sessões de capacitação, com a duração de 3 horas cada, com início às 9h30 e realizadas através da plataforma ZOOM:
• 13/julho
• 15/julho
• 16/julho
• 21/julho
FASE 2. CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO SOCIAL
Nesta fase os participantes devem ter definida a sua ideia de negócio, ou porque participaram da fase anterior ou porque já a desenvolveram com recursos próprios. O resultado desta fase será a criação de um Plano de Negócio.
Esta fase contempla um processo de formação e orientação personalizada e inclui as seguintes ações:
- Diagnóstico – Ponto de da situação da iniciativa
- Desenvolvimento do Plano de Negocio Social
- Formação específica
- Acompanhamento e tutoria – As sessões individuais serão acordadas com os mentores.
Serão realizadas 6 sessões, com a duração de 2 horas cada, com início às 9h30 e realizadas através da plataforma ZOOM:
- 22/julho
- 24/julho
- 27/julho
- 28/julho
- 29/julho
- 31/julho
Se a situação assim permitir, teremos uma sessão presencial em Évora o dia inteiro, no dia 22 de setembro.
ASES DA CONVOCATORIA
PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Inscreva-se enviando os seguintes dados para vanessa.durao@adral.pt
- Nome
- Nome do projeto
- Contactos (email e telemóvel)
- Breve descrição do seu projeto/ideia
A Call estará aberta até 6 de julho de 2020 às 14:00 horas! Participe!