EFES4impact. IDEATHON- Soluções com impacto social

EFES4impact. IDEATHON- Soluções com impacto social

O Laboratório de Empreendedorismo e Inovação Transfronteiriça pretende desenvolver um conjunto de ações e serviços de apoio ao empreendedorismo e inovação social: dinamização, capacitação, acompanhamento, orientação, disponibilização de ferramentas de trabalho e recursos especializados para a implementação de iniciativas de empreendedorismo social na área transfronteiriça da Extremadura Espanhola e do Alentejo Central, enquanto oportunidades de negócio sustentáveis, competitivas e geradoras de valor e impacto social e/ou ambiental. Contará ainda com uma componente de experimentação para testar metodologias e dinâmicas derivadas de processos de inovação social, com vista ao desenvolvimento de novos produtos e serviços que se pretendem competitivos.

Para estes efeitos, o EFES lança o Programa de Aceleração de Iniciativas de Impacto Social, que se inicia com a abertura de uma Call para recolha e seleção de projetos que farão parte das iniciativas da Região da EUROACE a receber formação e acompanhamento integral da elaboração do seu Plano de Negócio Social.

Esta Call contempla a realização do evento EFES4Impact, um Ideathon (maratona de geração de ideias) para responder aos desafios societais do território da Euroregião para a coconstrução de soluções criativas e sustentáveis.

Quando e onde?

O EFES4IMPACT terá lugar em Évora no dia 25 de outubro de 2018 e servirá como ponto de encontro para o ecossistema de empreendedores sociais da EUROACE, favorecendo a captação de ideias e soluções que posteriormente passarão ao processo de aceleração do Laboratório.

Qual é o Formato?

Um Ideathon é uma dinâmica cujo propósito é gerar ideias inovadoras para enfrentar ou responder a uma necessidade social e/ou ambiental, criando soluções viáveis com impacto social.

É um evento colaborativo que irá:

  • Utilizar recursos criativos e técnicas interativas;
  • Promover a partilha de conhecimento e incentivar a aprendizagem com base na resolução de problemas;
  • Coconstruir novas soluções com recurso a equipas multidisciplinares.

O EFES4Impact pretende cruzar os desafios sociais, previamente identificados no território EUROACE, com empresários e empresas sociais, constituindo-se como ponto de encontro para desenvolver ideias e projetos de forma colaborativa. No evento, que terá o formato de concurso, serão selecionadas as três melhores iniciativas que serão diretamente integradas no Programa de Aceleração do Laboratório do Projeto EFES, no qual, através de formação prática e focada em resultados, poderemos transformar a sua ideia numa solução viável com impacto social.

Como Funcionará o EFES4impact?

Para o desenvolvimento desta iniciativa precisamos de mentes criativas com vocação social! Se está preocupado com os problemas e desafios sociais em seu redor (seja arquiteto, engenheiro, designer, sociólogo, antropólogo, advogado, informático, ou outro), certamente terá como contribuir!

O evento estará aberto a participantes com projetos sociais já iniciados ou a possíveis empreendedores sociais que tenham uma ideia inicial. Durante o Ideathon as suas ideias/soluções propostas serão desenvolvidas.

O ecossistema EFES baseia-se nos desafios e oportunidades do empreendedorismo social identificados no âmbito do projeto. Identificou alguma solução possível para os desafios colocados? Será mais que bem-vindo. Não hesite, agora terá oportunidade de lançar o seu projeto social!

EFES4Impact terá o seguinte programa de trabalhos:

  • 09:00 Receção participantes
  • 09:30 Enquadramento e metodologia
  • 10:00 Partilha de ideias/soluções e constituição dos grupos de trabalho
  • 10:30-13:00 Trabalho em equipa
  • 10:00 Almoço
  • 14:30-16:30 Trabalho em equipa
  • 16:30 Pitch de soluções
  • 17:30 Encerramento do evento.

25 de Outubro 2018

09h00 – 19h00

Fundação Eugénio de Almeida
Centro de Reuniões da Fundação Eugénio de Almeida

Sitio Web: http://www.fundacaoeugeniodealmeida.pt/

Inscrição

Sabe mais e inscreve-te em: osa@gmail.com

Esta atividade desenvolve-se no âmbito do projeto EFES-Ecossistema transfronteiriço para o fomento do empreendimento e a economia social com impacto na região Euroace-, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

EVENTOS RELACIONADOS

Esta web utiliza cookies puedes ver aquí la política de cookies. Si continuas navegando estás aceptándola