
EFES4impact. IDEATHON- Soluções com impacto social
O Laboratório de Empreendedorismo e Inovação Transfronteiriça pretende desenvolver um conjunto de ações e serviços de apoio ao empreendedorismo e inovação social: dinamização, capacitação, acompanhamento, orientação, disponibilização de ferramentas de trabalho e recursos especializados para a implementação de iniciativas de empreendedorismo social na área transfronteiriça da Extremadura Espanhola e do Alentejo Central, enquanto oportunidades de negócio sustentáveis, competitivas e geradoras de valor e impacto social e/ou ambiental. Contará ainda com uma componente de experimentação para testar metodologias e dinâmicas derivadas de processos de inovação social, com vista ao desenvolvimento de novos produtos e serviços que se pretendem competitivos.
Para estes efeitos, o EFES lança o Programa de Aceleração de Iniciativas de Impacto Social, que se inicia com a abertura de uma Call para recolha e seleção de projetos que farão parte das iniciativas da Região da EUROACE a receber formação e acompanhamento integral da elaboração do seu Plano de Negócio Social.
Esta Call contempla a realização do evento EFES4Impact, um Ideathon (maratona de geração de ideias) para responder aos desafios societais do território da Euroregião para a coconstrução de soluções criativas e sustentáveis.
Quando e onde?
O EFES4IMPACT terá lugar em Évora no dia 25 de outubro de 2018 e servirá como ponto de encontro para o ecossistema de empreendedores sociais da EUROACE, favorecendo a captação de ideias e soluções que posteriormente passarão ao processo de aceleração do Laboratório.
Qual é o Formato?
Um Ideathon é uma dinâmica cujo propósito é gerar ideias inovadoras para enfrentar ou responder a uma necessidade social e/ou ambiental, criando soluções viáveis com impacto social.
É um evento colaborativo que irá:
- Utilizar recursos criativos e técnicas interativas;
- Promover a partilha de conhecimento e incentivar a aprendizagem com base na resolução de problemas;
- Coconstruir novas soluções com recurso a equipas multidisciplinares.
O EFES4Impact pretende cruzar os desafios sociais, previamente identificados no território EUROACE, com empresários e empresas sociais, constituindo-se como ponto de encontro para desenvolver ideias e projetos de forma colaborativa. No evento, que terá o formato de concurso, serão selecionadas as três melhores iniciativas que serão diretamente integradas no Programa de Aceleração do Laboratório do Projeto EFES, no qual, através de formação prática e focada em resultados, poderemos transformar a sua ideia numa solução viável com impacto social.
Como Funcionará o EFES4impact?
Para o desenvolvimento desta iniciativa precisamos de mentes criativas com vocação social! Se está preocupado com os problemas e desafios sociais em seu redor (seja arquiteto, engenheiro, designer, sociólogo, antropólogo, advogado, informático, ou outro), certamente terá como contribuir!
O evento estará aberto a participantes com projetos sociais já iniciados ou a possíveis empreendedores sociais que tenham uma ideia inicial. Durante o Ideathon as suas ideias/soluções propostas serão desenvolvidas.
O ecossistema EFES baseia-se nos desafios e oportunidades do empreendedorismo social identificados no âmbito do projeto. Identificou alguma solução possível para os desafios colocados? Será mais que bem-vindo. Não hesite, agora terá oportunidade de lançar o seu projeto social!
EFES4Impact terá o seguinte programa de trabalhos:
- 09:00 Receção participantes
- 09:30 Enquadramento e metodologia
- 10:00 Partilha de ideias/soluções e constituição dos grupos de trabalho
- 10:30-13:00 Trabalho em equipa
- 10:00 Almoço
- 14:30-16:30 Trabalho em equipa
- 16:30 Pitch de soluções
- 17:30 Encerramento do evento.
25 de Outubro 2018
09h00 – 19h00
Sitio Web: http://www.fundacaoeugeniodealmeida.pt/
Inscrição
Sabe mais e inscreve-te em: osa@gmail.com
Esta atividade desenvolve-se no âmbito do projeto EFES-Ecossistema transfronteiriço para o fomento do empreendimento e a economia social com impacto na região Euroace-, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.